segunda-feira, 23 de junho de 2008

Firefox vai para o Guinness com 8,2 milhões de downloads

A Fundação Mozilla divulgou no início da tarde da última quarta-feira que o navegador Firefox 3 obteve a marca de 8,2 milhões de downloads nas primeiras 24 horas após o lançamento. O concorrente do Internet Explorer, da Microsoft, superou a marca anterior de 1,6 milhões de arquivos baixados estabelecida com o lançamento do Firefox 2, em outubro de 2006.

As primeiras horas após o lançamento da versão final de Firefox 3 não foram fáceis para os geeks da Fundação. O servidor travou poucas horas após o início do Firefox Download Day, e um bug deixou indisponível o software por pelo menos duas horas, atrasando o lançamento das 14h (horário de Brasília) para as 16 h.

Os usuários que conseguiam acessar a página neste período eram remetidos para outra com a versão 2.0.0.14 para download. Os servidores se mantiveram instáveis por todo o dia de ontem e apenas na madrugada retornaram à estabilidade. A marca de 2,9 milhões de downloads, mais de metade da meta inicial, foi atingida nas primeiras oito horas.

Os dados completos podem ser vistos em tinyurl.com/63c8on e descartam downloads duplicados por um mesmo usuário e foi desconsiderado também qualquer download interrompido. A Fundação ainda havia pedido aos usuários que não utilizassem trapaças, como scripts para adulterar o resultado e transformar o recorde.

Estatísticas da firma de análise Net Applications mostraram hora a hora o resultado da adoção do novo navegador. Desde o lançamento até as horas finais do Download Day, o navegador foi o responsável por no mínimo 0,96% de todos os acessos simultâneos à internet. Houve momentos em que chegou a 3,69%, com pico de uso em 4,56%.

Apesar das constantes quedas e mensagens de erro no site, os desenvolvedores do programa afirmaram que a média foi de 9 mil downloads por minuto. A expectativa dos desenvolvedores era entrar para o livro Guinness dos recordes com 5 milhões de downloads.

O novo Firefox ainda tem que lidar com um problema contra si. O sistema de plugins, que ele chama de "complementos", é um dos grandes atrativos do navegador e permite uma ampla participação da comunidade. Mas alguns plugins ainda não funcionam no Firefox 3 e, por isso, muitos usuários hesitam no upgrade. Para sanar o problema, a Fundação Mozilla trabalhou junto aos desenvolvedores e conseguiu que cinco mil dos complementos mais populares já tivessem atualizados junto com o lançamento.

Mesmo com o atraso, o Firefox 3.0 é uma boa pedida para usuários que já utilizam as versões anteriores. O software está recebendo boas críticas em diversos testes por carregar páginas mais rápido que seu concorrente direto, Internet Explorer, e por seus novos recursos, entre eles a capacidade de salvar sessões de navegação ao fechar o programa e um gerenciador poderoso que integra histórico de navegação e favoritos em um mesmo balaio, permitindo busca direta nos dois através da barra de endereços.

A Mozilla já planeja mais funções para o Firefox 3. A versão final não havia sequer sido lançada, e os responsáveis pelo programa já planejavam mais uma atualização. A versão 3.1, prevista para o início de julho, trará ao aplicativo miniaturas para as abas, recurso de auto-complemento de texto e novas funções para o mecanismo de renderização como, por exemplo, o elemento de vídeo HTML 5 e sombreado via CSS.

A versão 3.0 do navegador está disponível em diversos idiomas, entre eles português do Brasil, para os sistemas Windows, Mac OS X e Linux.


Fonte: Adnews e Geek

Nenhum comentário: